O lúdico e a gamificação na escola

Tendo em vista a dificuldade que muitos alunos apresentam na leitura e escrita de textos, e na realização cálculos matemáticos simples, constantemente os educadores buscam novas formas de trabalhar o saber de maneira mais prazerosa e significativa. Nisso, o uso do lúdico tem ganhado cada vez mais importância na Educação.

                      A Gamificação é um dos interessantes caminhos que o lúdico assumiu na Educação. No Brasil e em outros países, educadores têm apostado no uso da gamificação porque frequentemente ela promove, a partir do uso dos jogos ou de alguns elementos dos jogos, um aprendizado mais prazeroso, significativo, lúdico e desafiador tanto para alunos quanto para educadores.

                      Sobre a importância dos jogos na infância, Piaget escreve que: “O jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade no ego, tendo relação com a imaginação criativa que será fonte de todo o pensamento e raciocínio posterior.” (PIAGET, 1975, p.162), o que nos incentiva a considerar a enorme importância das práticas lúdicas nas escolas.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. O desenvolvimento das qualidades físicas na criança: conservação e atomismo. Tradução: Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: ZAHAR editores, 1975.

Sobre o autor: Luciano Gomes


Mestre em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente trabalha como Professor de Língua Portuguesa em Barueri (SP), onde também criou e coordena o “Projeto Gamificação na escola”, que incentiva o uso do Xadrez e do RPG (Role Playing Game) nas escolas.

No YouTube, possui o canal Prof. Me. Luciano Gomes, dedicado a temas como: Xadrez, RPG (Role Playing Game), Autismo (TEA – Transtorno do Espectro Autista), Língua Portuguesa, Literatura, Cinema e outras Artes.